Atualidade

06 Dez. 2018

A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) terminou a iniciativa “Sessões de Cinema no Ministério”, que teve início no Dia Mundial da Alimentação, onde exibiu o documentário “SustainablEating”. O objetivo consistia em promover a reflexão e o debate sobre a sustentabilidade alimentar junto da sociedade portuguesa, desde organismos públicos e decisores até à população.

06 Dez. 2018

32% das crianças entre os dois e os 10 anos apresenta excesso de peso, entre as quais 14,6% são obesas, de acordo com os dados divulgados pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que resultam do recente estudo realizado em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB/FMUL). A investigação analisou uma amostra de 12.764 alunos de todos os distritos de Portugal, participantes no projeto “Heróis da Fruta” no ano letivo 2017-2018.

06 Dez. 2018

O XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação chega ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto em maio, nos dias 16 e 17. A plataforma de submissão de resumos encontra-se aberta desde 12 de novembro e encerra a 13 de fevereiro.

06 Dez. 2018

No dia 27 de novembro, a Direção-Geral da Saúde assinou um protocolo de colaboração em Lisboa, no âmbito do Programa Lisboa +55, com a Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O programa tem como finalidade contribuir para a melhoria do estado bio-psico-social e de saúde do indivíduo, mantendo-o mais saudável e com melhor qualidade de vida até uma idade mais avançada.

28 Nov. 2018

Os profissionais de saúde têm, por vezes, dúvidas na altura de recomendar a inclusão de sumos de fruta 100% na dieta alimentar dos seus utentes. O resultado é de um estudo pan-europeu realizado no âmbito do programa Fruit Juice Matters, que envolveu 2099 profissionais de saúde, de 14 países, incluindo Portugal, 

05 Nov. 2018

As medidas para controlo do peso durante a gravidez em mulheres com excesso de peso ou obesidade não prejudicam o desenvolvimento ósseo das crianças. A conclusão consta de um estudo da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que avaliou a relação entre o ganho de peso materno na gravidez e os seus reflexos na qualidade do osso das crianças.

26 Out. 2018

De acordo com o IVI, as mulheres com obesidade podem beneficiar da transferência em diferido do embrião, algo que, segundo um estudo prospetivo, elimina a correlação entre as taxas de implantação, aborto e recém-nascido vivo e os índices de obesidade e gordura corporal. A investigação da clinica de fertilidade foi apresentada no 74.º Congresso da Sociedade Americana para a Reprodução Assistida.

25 Out. 2018

Um trabalho desenvolvido pela Dr.ª Sofia Vilela, investigadora da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) , concluiu que variar desde cedo a alimentação na infância, fazer mais refeições diárias e ingerir mais macronutrientes nas refeições principais é importante para garantir comportamentos alimentares mais saudáveis já aos sete anos de idade. O estudo mostrou também que a alimentação e a educação da mãe influenciam a qualidade alimentar dos filhos.

25 Out. 2018

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) foi aceite, no dia 17 de outubro, como membro da European Network for The Promotion of Health-Enhancing Physical Activity (HEPA Europe). Esta integração na rede irá criar novas parcerias internacionais e oportunidades de investigação, como também aprofundar o trabalho do ISPUP nesta área emergente da Saúde Pública.

19 Out. 2018

“Os Super Saudáveis”, projeto desenvolvido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Direção-Geral da Saúde, Direção-Geral da Educação e Associação Portuguesa de Nutrição, foi premiado pelo Food & Nutrition Awards (FNA), na categoria "Educação Alimentar". A iniciativa é dirigida a crianças do 1.º ciclo do ensino básico e pretende promover hábitos de vida saudáveis, através de uma alimentação equilibrada.

Newsletter

Opinião

Usos e abusos
Prof. Doutor Davide Carvalho, diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHSJ

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.