Entrevistas

Obesidade prevalente em Portugal contribui para os “números elevadíssimos na diabetes”
Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente SPEDM
30 Nov. 2018

Atualmente, registam-se “números elevadíssimos na diabetes, como consequência do aumento da obesidade”. Como explicou o Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), “é fundamental termos todas as pessoas que possam estar envolvidas no tratamento desta situação” unidas para “combater este flagelo”. Assista ao vídeo da entrevista realizada durante o 22.º Congresso Português de Obesidade, no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, entre os dias 23 e 25 de novembro.

 

“A obesidade é uma doença que as pessoas continuam a não querer aceitar”
Carlos Oliveira, presidente Adexo
30 Nov. 2018

A Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (Adexo) marcou presença no 22.º Congresso Português de Obesidade, que decorreu entre os dias 23 e 25 de novembro, no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa. Carlos Oliveira, presidente da direção do grupo, reforçou a ideia de que “a obesidade é uma doença biológica” e “não apenas um problema comportamental”. Como tal, “é muito importante que existam novas terapêuticas”, por forma a “auxiliar na perda e manutenção de peso”. Assista ao vídeo.

 

“Fomentar a investigação científica e ser um veículo de formação e informação” são as motivações da SPEO
Prof.ª Doutora Paula Freitas, presidente SPEO
30 Nov. 2018

Enquanto presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), esteve presente no 22.º Congresso Português de Obesidade, entre 23 e 25 de novembro no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, a Prof.ª Doutora Paula Freitas. Como afirmou, o papel da SPEO passa por “fomentar a investigação científica nesta área e também ser veículo da formação e informação, não só para a comunidade científica, mas também para o público em geral”. Assista ao vídeo da entrevista.

 

22.º Congresso Português de Obesidade reúne número recorde de participantes de várias especialidades
Dr. António Albuquerque, presidente do 22.º Congresso Português de Obesidade
30 Nov. 2018

A obesidade “é uma doença crónica que afeta, neste momento, mais de seis milhões de portugueses, entre obesidade e excesso de peso”. Quem o afirmou foi o Dr. António Albuquerque, presidente do 22.º Congresso Português de Obesidade, que decorreu entre 23 e 25 de novembro, no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa. Este foi o tema central da reunião, que juntou mais de 400 participantes, para discutir a patologia “muito incapacitante que afeta a qualidade de vida dos doentes” e que representa, ao mesmo tempo, um grande peso económico para a sociedade civil. Assista ao vídeo da entrevista.

 

SPEO apresenta protocolo de tratamento não cirúrgico da obesidade no adulto
Dr.ª Selma Souto, secretária-geral da SPEO
30 Nov. 2018

O tratamento não cirúrgico da obesidade no adulto foi o tema trazido para debate pela Dr.ª Selma Souto, durante o 22.º Congresso Português de Obesidade, que teve lugar entre os dias 23 e 25 de novembro, no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa. Durante o encontro, foram apresentados protocolos resultantes de recomendações da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), um deles relativo precisamente a essa temática. Assista ao vídeo da entrevista à secretária-geral da SPEO.

 

O sono como alvo potencial na prevenção do excesso de peso e obesidade infantil
Dr.ª Carla Laranjeira, Hospital Lusíadas Porto
19 Nov. 2018

O sono e a obesidade infantil apresentam uma “relação bidirecional”. Em entrevista ao My Obesidade, a Dr.ª Carla Laranjeira, do Hospital Lusíadas Porto, explica em que consiste esta ligação e destaca a importância do sono como “alvo na prevenção do excesso de peso e da obesidade” nas crianças. Assista ao vídeo da entrevista.

Brasileiros e europeus partilham experiências na área da obesidade infantil no ECOG 2018
Prof. Doutor Carlos Alberto de Almeida, Universidade Federal de São Carlos
19 Nov. 2018

O Brasil marcou presença no 28th European Childhood Obesity Group (ECOG 2018), que decorreu entre 14 e 17 de novembro na cidade do Porto. Em entrevista ao My Obesidade, o Prof. Doutor Carlos Alberto de Almeida, da Universidade Federal de São Carlos, comenta a pertinência da troca de experiência entre brasileiros e portugueses. Assista à entrevista em vídeo.

Qual o papel dos desportos clássicos na obesidade pediátrica?
Prof. Doutor David Thivel, vice-presidente do ECOG
19 Nov. 2018

A atividade física é uma componente importante para o tratamento e prevenção da obesidade pediátrica". A opinião é do vice-presidente do European Childhood Obesity Group (ECOG), Prof. Doutor David Thivel, a quem coube destacar os benefícios dos desportos clássicos para esta doença, no ECOG 2018. Assista ao vídeo da entrevista.

ECOG Free Obesity Ebook, um livro digital que apoia profissionais de saúde e utentes
Dr.ª Marie-Laure Frelut, ECOG Free Obesity Ebook
19 Nov. 2018

"Oferecer um amplo leque de tópicos relacionados com a obesidade infantil" foi o propósito do ECOG Free Obesity Ebook, criado há três anos atrás pelo European Childhood Obesity Group (ECOG). Quem o explica é a Dr.ª Marie-Laure Frelut, responsável pela coordenação do livro, que explica a importância do ebook, disponível para qualquer pessoa. Assista ao vídeo da entrevista.

Ecrãs e obesidade: um "problema complexo" que requer uma análise das vantagens e dos riscos
Prof. Doutor Andrea Vania, Sapienza Università Di Roma
19 Nov. 2018

As novas tecnologias, nomeadamente os tablets e telemóveis, têm alterado a rotina de muitas crianças e adolescentes. Em entrevista ao My Obesidade, o Prof. Doutor Andrea Vania, da Sapienza Università Di Roma, caracteriza esta questão como um "problema complexo", que tem de ser mais bem analisado, dados os rápidos avanços tecnológicos. Assista ao vídeo da entrevista.

Newsletter

Opinião

Usos e abusos
Prof. Doutor Davide Carvalho, diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHSJ

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.