Atualidade

Excesso de medicação usada por doentes com asma pode ter consequências graves

11 Jun. 2021

“A utilização excessiva de broncodilatadores de curta ação pode associar-se a alterações cardíacas e, no limite, ao aumento da mortalidade. Os ciclos de corticoides orais, ainda que curtos, se frequentes, podem associar-se também a supressão adrenal, osteoporose, hipertensão arterial, obesidade e cataratas, entre outros.” As palavras são do Dr. João Gaspar Marques, imunoalergologista do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental/Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, que alertou, em comunicado, para o excesso de medicação em doentes asmáticos.

Newsletter

Histórias de Sucesso

Quando o peso afeta a autoestima
Prof. Doutor Armindo Ribeiro

Opinião

Deixar de fumar com ajuda médica permite maior controlo no aumento de peso
Dr.ª Paula Alves, nutricionista e diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação do IPO do Porto

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.