O Essencial da Obesidade

12 Abr. 2024

A obesidade foi reconhecida como doença há 20 anos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), porém nem todos os profissionais de saúde têm presente este reconhecimento. Estão também por implementar medidas preventivas, bem como estratégias mais eficazes para o tratamento. José Silva Nunes, Paula Freitas, Inês Caldas e Mara Marques foram convidados para debater este tema em O Essencial da Obesidade.

22 Mar. 2024

A obesidade apresenta-se como uma doença complexa na sua compreensão. Mesmo após 20 anos do seu reconhecimento oficial como doença em Portugal por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), a obesidade continua a dividir a classe médica e a sociedade em geral na sua aceitação como patologia crónica e recidivante e de origem neurológica, influenciada por uma grande diversidade de fatores. Para uma discussão global do tema, a News Farma reúne neste Essencial da Obesidade uma equipa multidisciplinar, composta por José Silva Nunes, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, Paula Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, Mara Marques, do Grupo de Estudos sobre Obesidade da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, e Inês Caldas, psiquiatra no Hospital Lusíadas Monsanto.

22 Mar. 2024

A observação multidisciplinar da obesidade continua a ser o método ideal de avaliar e tratar a doença. Para tal, torna-se fundamental a inclusão da Psicologia/Psiquiatria na equipa clínica que desconstrói os efeitos da obesidade na Saúde Mental. Esta vertente de intervenção foi motivo de reflexão no Essencial da Obesidade.

22 Mar. 2024

Se há 20 anos as opções para o tratamento da obesidade eram diminutas, atualmente os clínicos têm ao dispor alguma diversidade terapêutica, em constante desenvolvimento, com novas fórmulas e esquemas personalizados. A individualização do tratamento da obesidade foi tema no Essencial da Obesidade.

22 Mar. 2024

Os avanços científicos ao longo do tempo resultaram na identificação de fatores de risco diversificados que contribuem para a incidência da obesidade. O Essencial da Obesidade pediu aos especialistas que enumerassem aqueles que consideram ser fundamentais para a compreensão da patologia.

22 Mar. 2024

No contexto atual da obesidade a identificação e referenciação da grande maioria dos doentes compete à Medicina Geral e Familiar, a juntar a um acompanhamento conjunto com a Endocrinologia. No Essencial da Obesidade explorou-se esta sinergia multidisciplinar e como é realizada a avaliação da patologia em Portugal.

22 Mar. 2024

20 anos nos separam do momento em que a Direção-Geral da Saúde (DGS) reconheceu a obesidade como doença em Portugal. Representa esse marco um “interruptor” na aceitação e compreensão da patologia? No Essencial da Obesidade procurou-se obter respostas e descrever o estado atual do real reconhecimento da obesidade.

Apoio

Lilly


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Lilly.