Obesidade de Norte a Sul
O My Obesidade falou com o Dr. Diogo Barros Ramos, especialista na USF Rio Dão em Santa Comba Dão, sobre as estratégias adotadas em consulta para a sensibilização dos doentes com excesso de peso e obesidade e também sobre a prevalência da doença na zona de Viseu. Leia a entrevista na íntegra.
Terá a população em geral consciência de que a obesidade é uma doença complexa e multifatorial? A Dr.ª Joana Lourenço, especialista em Medicina Geral e Familiar e doutoranda em Ciências de Consumo e Nutrição, esteve à conversa com o My Obesidade acerca deste tema, e comentou ainda ingestão de alimentos como resposta emocional e as novas armas terapêuticas para o tratamento da obesidade. Assista à entrevista em vídeo da especialista.
Em muitos doentes com excesso de peso ou obesidade, existem desejos de comida de elevada palatabilidade mesmo que sem fome ou após refeições. A Dr.ª Brenda Domingues, do Trofa Saúde Hospital, Vila Nova da Gaia, falou com o My Obesidade acerca destes “mecanismos de dependência derivados do bem-estar” que a comida provoca, e das novas terapêuticas para a obesidade no controlo e redução da fome. Leia a entrevista da especialista na íntegra.
A Dr.ª Helena Ferreira, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, falou com o My Obesidade sobre o papel da Medicina Geral e Familiar (MGF) no tratamento do excesso de peso e obesidade. A médica explica que, muitas vezes, a pessoa com obesidade não tem perceção dos riscos da doença até sofrer alguma consequência como AVC ou apneia do sono. Nesse sentido, a especialista acredita ser fundamental abordar o peso sem julgamentos, aconselhar o doente de forma rigorosa e avaliar a motivação do mesmo. A médica refere ainda a importância do apoio familiar e do acompanhamento regular em consulta. Leia a entrevista na íntegra.
A obesidade é considerada a maior epidemia do século XXI. "De facto, as opções políticas nas últimas décadas não têm favorecido, de forma eficaz, a prevenção desta doença", refere a Dr.ª Marta Alves, endocrinologista do Hospital de Braga. Em entrevista ao My Obesidade, a especialista partilhou a sua opinião no que respeita à farmacoterapia em doentes com excesso de peso. Leia a entrevista completa.
“A obesidade constitui um importante problema de Saúde Pública, pela sua prevalência crescente a nível nacional, com forte impacto na saúde”, refere a Dr.ª Raquel Espírito Santo, endocrinologista. A especialista, em entrevista ao My Obesidade, efetua uma análise sobre a incidência da obesidade e pré-obesidade na região do Algarve.
“A obesidade não deve ser encarada como uma questão de ordem estética. Está associada a um aumento da mortalidade e morbilidade”, refere o Dr. Henrique Vara Luiz, assistente hospitalar de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Garcia de Orta. Em entrevista ao My Obesidade, o especialista desenha o panorama da obesidade em Portugal, focando a zona de Setúbal, a realidade que mais contacta.
A obesidade, devido à sua prevalência crescente, é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia do século XXI. Portugal não é exceção e o número de doentes diagnosticados com esta patologia tem vindo a aumentar gradualmente. A Dr.ª Catarina Oliveira, especialista em Medicina Interna no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, refere que estes dados são preocupantes e convertem a doença num problema de Saúde Pública.