Obesidade de Norte a Sul

14 Ago. 2019

A obesidade é considerada a maior epidemia do século XXI. "De facto, as opções políticas nas últimas décadas não têm favorecido, de forma eficaz, a prevenção desta doença", refere a Dr.ª Marta Alves, endocrinologista do Hospital de Braga. Em entrevista ao My Obesidade, a especialista partilhou a sua opinião no que respeita à farmacoterapia em doentes com excesso de peso. Leia a entrevista completa.

30 Jul. 2019

“A obesidade constitui um importante problema de Saúde Pública, pela sua prevalência crescente a nível nacional, com forte impacto na saúde”, refere a Dr.ª Raquel Espírito Santo, endocrinologista. A especialista, em entrevista ao My Obesidade, efetua uma análise sobre a incidência da obesidade e pré-obesidade na região do Algarve.

05 Jul. 2019

“A obesidade não deve ser encarada como uma questão de ordem estética. Está associada a um aumento da mortalidade e morbilidade”, refere o Dr. Henrique Vara Luiz, assistente hospitalar de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Garcia de Orta. Em entrevista ao My Obesidade, o especialista desenha o panorama da obesidade em Portugal, focando a zona de Setúbal, a realidade que mais contacta.

07 Jun. 2019

A obesidade, devido à sua prevalência crescente, é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia do século XXI. Portugal não é exceção e o número de doentes diagnosticados com esta patologia tem vindo a aumentar gradualmente. A Dr.ª Catarina Oliveira, especialista em Medicina Interna no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, refere que estes dados são preocupantes e convertem a doença num problema de Saúde Pública.

13 Nov. 2018

De acordo com o Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) as prevalências de excesso de peso e obesidade infantil em Portugal têm vindo a diminuir, desde a 1.ª ronda em 2008. Em entrevista ao My Obesidade, a Prof.ª Doutora Ana Rito, investigadora do COSI Portugal, fala de “diferenças estatisticamente significativas”, tendo em conta que o excesso de peso reduziu de 37,9% para 30,7% e a obesidade de 15,3% para 11,7%, de 2008 para 2016.

Apoio

Lilly


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Lilly.