Opinião

Disfunção do corpo carotídeo
Prof.ª Doutora Sílvia Vilares
17 maio 2019

Embora estejam disponíveis inúmeras estratégias terapêuticas, a diabetes tipo 2 é uma das mais rápidas e crescentes ameaças à saúde no mundo, estimando-se que em 2040 existirão perto de 500 milhões de doentes com essa patologia. Apesar do tratamento com antidiabéticos orais e/ou insulina, muitos doentes com diabetes tipo 2 não conseguem manter o controlo glicémico a longo prazo, o que significa que que as estratégias terapêuticas disponíveis não tratam a origem da doença.

Terapêutica dietética da obesidade
Prof.ª Doutora Flora Correia
17 maio 2019

Em 1835, Quetelet publicou “Um tratado sobre o Homem e o desenvolvimento de suas aptidões”, onde introduziu o conceito de índice antropométrico como peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros (Índice de Quetelet, atualmente conhecido como Índice de Massa Corporal – IMC). Ao longo dos anos foram surgindo conceitos como o de “peso médio”, “peso ideal” ou “peso desejável”. 

A regra é: mover-se mais e sentar-se menos
Dr. Pedro Marques da Silva
12 Abr. 2019

Combater o sedentarismo, “ser e estar” fisicamente ativo é uma das opções de vida mais relevantes dos e para os portugueses de todas as idades, fundamental no que respeita à sua saúde, longevidade e qualidade de vida.

Diversificação alimentar no lactente/criança saudável
Dr.ª Juliana Roda, Hospital Pediátrico de Coimbra
08 Fev. 2019

O aleitamento materno exclusivo está recomendado até aos seis meses de idade. Nesta altura, o aporte nutricional de macro e micronutrientes (ex: ferro) fornecido pelo leite materno deixa de ser suficiente e é necessária a introdução de alimentos com maior densidade calórica. Por outro lado, a partir dos quatro meses, os lactentes já apresentam maturidade gastrointestinal e renal para a utilização de novos alimentos e o seu desenvolvimento psicomotor permite a adaptação a alimentos mais consistentes.

Deixar de fumar com ajuda médica permite maior controlo no aumento de peso
Dr.ª Paula Alves, nutricionista e diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação do IPO do Porto
17 Out. 2018

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia do tabagismo foi responsável pela morte de 100 milhões de pessoas no século XX. Se esta não for controlada, estima-se que poderá matar mil milhões, ao longo do presente século. Fumar é a primeira causa evitável de doença, incapacidade e morte prematura nos países desenvolvidos, estando associada a seis das oito primeiras causas de morte a nível mundial.

Usos e abusos
Prof. Doutor Davide Carvalho, diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHSJ
15 maio 2018

“À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta." A propósito do despacho regulamentar que regula os produtos a ser vendidos nos bares e bufetes do SNS.

Newsletter

Opinião

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.