Entrevistas

"Maior disponibilidade de alimentos pode traduzir-se num maior consumo, que poderá ser obstáculo a uma perda de peso sustentada"
Prof.ª Doutora Carla Pedrosa, nutricionista no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, membro da SPEO e vice-presidente da SPCNA
15 Abr. 2019

A poucos dias de uma das maiores festividades do calendário - a Páscoa -, a Prof.ª Doutora Carla Pedrosa, nutricionista do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em Aveiro, alerta para a necesidade de as pessoas estarem mais atentas ao que podem vir a comer nestes dias. "Numa situação festiva, há maior disponibilidade de alimentos [açucarados] que se poderá traduzir num maior consumo e aporte energético excessivo, o que poderá constituir um obstáculo a uma perda de peso sustentada", afirma a especialista, garantindo que, ainda assim, é possível comer alguns dos doces típicos sem prejudicar os hábitos alimentares saudáveis. 

II Congresso da Ordem dos Nutricionistas: "programa forte e bem estruturado" cumpre expectativas dos participantes
Dr.ª Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas
12 Abr. 2019

“Padrões alimentares sustentáveis para o futuro”, “Alimentação e a pegada ecológica em Portugal” e “Desafios dos nutricionistas no mundo” foram alguns dos temas discutidos no II Congresso da Ordem dos Nutricionistas, que decorreu nos dias 21 e 22 de março, na Culturgest, em Lisboa. Em entrevista ao My Obesidade, a Dr.ª Alexandra Bento, bastonária do Ordem dos Nutricionistas (ON), comentou o sucesso da edição marcada pela presença de conferencistas internacionais que, na visão da especialista, são essenciais para fomentar novas medidas para a melhoria dos hábitos alimentares dos portugueses.

Quando re-referenciar um doente após alta de cirurgia bariátrica
Prof.ª Doutora Paula Freitas
12 Abr. 2019

“Quando Re-referenciar um Doente Após Alta de Cirurgia Bariátrica” foi um dos temas em destaque, no dia 28 de março, no decorrer da 25.ª edição do Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Em entrevista ao My Obesidade, a Prof.ª Doutora Paula Freitas, do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, falou da importância da cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade, bem como das complicações e cuidados a ter após a cirurgia. Assista ao vídeo.

Obesidade e depressão: “relação bidirecional” entre os dois “problemas muito prevalentes” influencia escolha da terapêutica
Prof. Doutor Nuno Agostinho Fernandes
04 Abr. 2019

A obesidade e a depressão “são dois problemas muito prevalentes” na sociedade atual, tendo sido demonstrada, em diversos estudos, “uma relação bidirecional” entre os dois. De acordo com o Prof. Doutor Nuno Agostinho Fernandes, aquando da escolha da terapêutica antidepressiva, é fundamental ter em conta as possíveis interações com outros fármacos que o doente possa estar a fazer. Assista ao vídeo da entrevista, realizada durante o Simpósio da Medinfar no XXV Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, que decorreu entre 28 e 30 de março, no Porto.

Combinação de naltrexona com bupropiom demonstra eficácia na perda de peso
Dr.ª Selma Souto
04 Abr. 2019

A Dr.ª Selma Souto, endocrinologista do Hospital de Braga, esteve presente na 25.ª edição do Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e participou, no passado dia 29 de março, como palestrante numa sessão onde se apresentou uma abordagem farmacológica para o tratamento da obesidade. Em entrevista ao My Obesidade, a especialista efetuou um balanço dos principais tópicos abordados no decorrer da intervenção e do papel do cérebro na obesidade. Assista ao vídeo.

“O ideal é o doente obeso ser acompanhado por uma equipa multidisciplinar”
Dr.ª Teresa Azevedo
28 Mar. 2019

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Direção Geral de Saúde (DGS), a obesidade é uma doença crónica e multifatorial. A Dr.ª Teresa Azevedo, endocrinologista do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em entrevista à My Obesidade, reflete sobre a importância da inclusão do tratamento farmacológico para a eficácia do tratamento desta patologia.

“Estilo de vida, farmacoterapia e cirurgia metabólica” são os três fatores a ter em conta no tratamento da obesidade
Prof. Doutor Martin Buysschaert, Université Catholique de Louvain, Bruxelas
01 Mar. 2019

Durante o 9.º Congresso da Associação Luso-Galaica de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (ALGEDM), que decorreu nos dias 22 e 23 de fevereiro no Porto, foi dado também grande protagonismo à obesidade, “um problema de saúde muito prevalente na sociedade”, sendo que o seu tratamento deve ser abordado mediante três fatores: “estilo de vida, farmacoterapia e cirurgia metabólica”. Assista ao vídeo da entrevista do Prof. Doutor Martin Buysschaert ao My Obesidade.

 

Nutrição e Endocrinologia de mãos dadas “desde sempre”. Quais os desafios?
Prof. Doutor José Camolas, Centro Hospitalar Lisboa Norte
01 Fev. 2019

"Os nutricionistas e os endocrinologistas trabalham em conjunto desde sempre". No entanto, e tal como explica o Prof. Doutor José Camolas, nutricionista no Centro Hospitalar Lisboa Norte, tratando-se de equipas multidisciplinares necessitam de rever conceitos comuns, que foram analisados no Congresso Português de Endocrinologia 2019. Assista ao vídeo da entrevista.

Obesidade prevalente em Portugal contribui para os “números elevadíssimos na diabetes”
Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente SPEDM
30 Nov. 2018

Atualmente, registam-se “números elevadíssimos na diabetes, como consequência do aumento da obesidade”. Como explicou o Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), “é fundamental termos todas as pessoas que possam estar envolvidas no tratamento desta situação” unidas para “combater este flagelo”. Assista ao vídeo da entrevista realizada durante o 22.º Congresso Português de Obesidade, no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, entre os dias 23 e 25 de novembro.

 

“A obesidade é uma doença que as pessoas continuam a não querer aceitar”
Carlos Oliveira, presidente Adexo
30 Nov. 2018

A Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (Adexo) marcou presença no 22.º Congresso Português de Obesidade, que decorreu entre os dias 23 e 25 de novembro, no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa. Carlos Oliveira, presidente da direção do grupo, reforçou a ideia de que “a obesidade é uma doença biológica” e “não apenas um problema comportamental”. Como tal, “é muito importante que existam novas terapêuticas”, por forma a “auxiliar na perda e manutenção de peso”. Assista ao vídeo.

 

Newsletter

Opinião

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.