Entrevistas

Tratar a superobesidade com cirurgia bariátrica
Dr. Rodrigo Carvalho de Oliveira
26 Jun. 2020

Nuno Miguel Santos tem 34 anos e realizou uma cirurgia bariátrica para tratar a superobesidade de longa data. Com um peso de 252Kg, “Nuno consultou vários médicos, que tratam de obesidade em Portugal, sem sucesso. Procurou o meu nome, por indicação de alguns profissionais e iniciámos a sua avaliação em  junho de 2019”, refere o Dr. Rodrigo Carvalho de Oliveira, do Serviço de Doenças Metabólicas e Cirurgia Bariátrica do Hospital da Cruz Vermelha. Assista à entrevista completa.  

Excesso de peso e obesidade: mais do que responsabilidade do doente, é responsabilidade cívica
Dr. Ricardo Filipe Oliveira
05 Jun. 2020

“A perda de peso não pode ser uma responsabilidade apenas individual, mas sim uma responsabilidade partilhada”. Quem o diz é o Dr. Ricardo Filipe Oliveira, coordenador da UCSP Afurada na ACES Porto Gaia VII que falou com o My Obesidade acerca do acompanhamento dos doentes com excesso de peso e obesidade e da proposta de terapêutica farmacológica. Veja as declarações do especialista na íntegra.

As adaptações de um especialista em “tempos desafiadores” de pandemia
Prof. Doutor Davide Carvalho
03 Abr. 2020

Apesar do período de “alguma incerteza e insegurança”, o Prof. Doutor Davide Carvalho tem-se adaptado às restrições de segurança face à nova pandemia no que respeita aos cuidados prestados aos seus doentes. O presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) falou com o My Obesidade sobre as adaptações que tem feito na sua prática clínica, acreditando que estes tempos irão “modificar a atitude dos profissionais de saúde” daqui para a frente. Assista às declarações em vídeo.

CHUSJ promove curso que aproxima a MGF da Endocrinologia
Prof. Doutor Davide Carvalho
28 Fev. 2020

O XXVI Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo decorrerá entre os dias 19 e 21 de março, no Centro de Congressos do Hotel Porto Palácio. Em conversa com o My Obesidade, o Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), revelou que o objetivo do evento organizado pela Associação dos Amigos do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, passa por “aproximar os colegas de Medicina Geral e Familiar (MGF) da Endocrinologia”. Assista à entrevista.

Sabia que a obesidade está diretamente relacionada com mais de 10 tipos de cancro?
Prof.ª Doutora Paula Freitas e Dr.ª Ana Raimundo
04 Fev. 2020

“A evidência científica associa pelo menos 10 tipos de cancro à obesidade”. O alerta é dado pela Prof.ª Doutora Paula Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), a propósito do Dia Mundial do Cancro, assinalado a 4 de fevereiro. Nesta data, a SPEO e a Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO) sublinham a importância do tratamento da obesidade para combater as doenças oncológicas. O My Obesidade conversou ainda com a Dr.ª Ana Raimundo, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), que salientou a modificação dos estilos de vida como passo essencial no combate à obesidade e, consequentemente, ao cancro. Assista às entrevistas.

A importância da terapêutica farmacológica aliada a um estilo de vida saudável no tratamento da obesidade
Prof. Doutor José Silva Nunes
17 Jan. 2020

“A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, mas, neste momento, é passível de ser tratada”. Quem o diz é o Prof. Doutor José Silva Nunes, clínico no Hospital Curry Cabral, Lisboa, aquando da sua participação nas 35.ªs Jornadas de Cardiologia, Hipertensão e Diabetes que decorrem até amanhã, dia 18, em Sesimbra. O My Obesidade falou também com a Dr.ª Maribela Teixeira, do USF Monte Caparica, Almada, que considera a sessão do especialista “muito interessante tanto para o médico como para o doente”. Assista às declarações em vídeo dos especialistas.

O peso da obesidade no olhar atento dos especialistas
23.º Congresso Português de Obesidade
06 Dez. 2019

O My Obesidade marcou presença no 23.º  Congresso Português de Obesidade e abordou vários especialistas acerca do atual panorama da doença no contexto português. Em vídeo, foram recolhidas várias opiniões sobre o aumento da prevalência da doença e o papel do profissional de saúde e das terapêuticas farmacológicas na abordagem desta patologia crónica. 

Sinergia entre naltrexona e bupropiom garante melhores resultados no tratamento da obesidade
Dr. Nuno Fernandes, Prof.ª Doutora Marta Drummond, Prof.ª Doutora Paula Freitas, Dr. António Albuquerque e Prof. Doutor Davide Carvalho
06 Dez. 2019

Reduzir a fome e controlar o desejo por alimentos. São estes os dois grandes objetivos no tratamento multidisciplinar da obesidade conseguidos através da associação entre os fármacos naltrexona e bupropiom. O My Obesidade marcou presença no 23.º Congresso Português de Obesidade, onde foram partilhados os resultados da utilização destes dois fármacos numa perspetiva multidisciplinar – Cirurgia Bariátrica, Pneumologia, Endocrinologia e Psiquiatria – tal como a obesidade deve ser tratada. Assista ao vídeo com as entrevistas aos quatro especialistas.

Orientação nutricional na cirurgia bariátrica na melhoria da qualidade de vida do obeso
Prof.ª Doutora Carla Pedrosa
06 Dez. 2019

Coube à Prof.ª Doutora Carla Pedrosa, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, partilhar a orientação nutricional na cirurgia bariátrica nas suas três fases. Em entrevista, a especialista enumerou as etapas que devem ser seguidas pelos colegas nas consultas no que respeita à melhoria da qualidade de vida e de saúde do doente obeso. Veja o vídeo.

“Ao tratar a obesidade estamos a tratar várias doenças ao mesmo tempo”
Carlos Oliveira
06 Dez. 2019

A intervenção política e social das Associações de doentes com obesidade. Foi este o tema que Carlos Oliveira, presidente da Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO), levou ao 23.º Congresso Português de Obesidade. Em vídeo, o representante da ADEXO deixa uma mensagem à classe política: “o investimento nesta doença é estar, inevitavelmente, a investir noutras”. Assista à entrevista.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Histórias de Sucesso

Podcast My Obesidade

Opinião

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.