Atualidade

07 Jan. 2022

Um novo estudo, divulgado na publicação científica The Lancet, estima que 153 milhões de pessoas no mundo terão demência em 2050, devido ao envelhecimento da população e a fatores de risco, como a obesidade.

07 Jan. 2022

De acordo com os investigadores da Queen Mary University of London, a dieta 5:2, um tipo de jejum intermitente, não é a mais eficaz do que as abordagens tradicionais ao emagrecimento.

07 Jan. 2022

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ricardo Jorge, mais de metade dos produtos alimentares para crianças não cumpre todos os critérios nutricionais recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), especialmente por adição de açúcar ou adoçantes.

07 Jan. 2022

A Ordem dos Nutricionistas aplaude a ADSE pela correção da tabela de preços do regime convencionado, que passa agora a incluir, pela primeira vez, consultas de nutrição. As novas tabelas entraram em vigor a 1 de janeiro.

07 Jan. 2022

Até 90% do risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), ou doença arterial periférica (DAP) pode ser explicado pelo tabagismo, maus hábitos alimentares, falta de atividade física, obesidade abdominal, tensão arterial elevada, dislipidemia, diabetes, fatores psicossociais, ou consumo de álcool. As mais recentes guidelines da European Society of Cardiology (ESC) centram-se na doença cardiovascular aterosclerótica (DCV) que afeta as artérias.

23 Dez. 2021

Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) analisaram 2.850 locais de venda de comida de rua em sete cidades da Ásia Central e Europa de Leste e concluíram ser pouca a oferta de fruta e hortícolas.

23 Dez. 2021

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai dinamizar o curso online “Nutrição Clínica na Medicina Geral e Familiar”, entre os dias 19 de março e 14 de maio do próximo ano.

23 Dez. 2021

A 2.ª edição do curso “Endocrinologia & Nutrição: Connecting the Dots” vai decorrer entre os dias 9 de março e 13 de abril, em formato totalmente digital.

23 Dez. 2021

O uso de aspirina é comum e está associado a um risco acrescido de insuficiência cardíaca (IC) em 26% em pessoas com pelo menos um fator de risco para a condição. Esta é a conclusão de um estudo publicado no ESC Heart Failure, uma revista da European Society of Cardiology (ESC). Os fatores de risco incluíam o tabagismo, diabetes, obesidade, tensão arterial elevada, colesterol elevado e doenças cardiovasculares.

10 Dez. 2021

As prevalências de excesso de peso e obesidade infantil baixaram em todas as regiões do país entre 2008 e 2019, mas este problema ainda atinge uma em cada três crianças em Portugal.

Newsletter

Histórias de Sucesso

Quando o peso afeta a autoestima
Prof. Doutor Armindo Ribeiro

Opinião

Deixar de fumar com ajuda médica permite maior controlo no aumento de peso
Dr.ª Paula Alves, nutricionista e diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação do IPO do Porto

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.