Atualidade

14 Fev. 2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, foi palco da conferência “Rótulos nos alimentos: Escolhas informadas”, no passado dia 13 de fevereiro. O evento, que teve como objetivo debater a importância dos sistemas de rotulagem, contou com a presença do Dr. Serge Hercberg, médico, investigador e “pai” do Nutri-Score, que apresentou as conclusões de um estudo que levou a cabo em Portugal, em 2019.

14 Fev. 2020

O relatório da European Heart Network intitulado Physical Activity Policies for Cardiovascular Disease, contou com a colaboração do Dr. Romeu Mendes, investigador Português do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que se encontra, atualmente, ao serviço da equipa do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral de Saúde (DGS).

14 Fev. 2020

Através da criação do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI), o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) quadruplicou o número de primeiras consultas na área da obesidade, no espaço de um ano. Os dados foram comunicados pelo Dr. John Preto, responsável pelo projeto.

14 Fev. 2020

A Praça da Liberdade, em Faro, foi o local escolhido para a apresentação da Unidade Móvel de Educação Alimentar (UMEA) do projeto Prato Certo, no passado dia 7 de fevereiro. Liderada por um chef e por uma nutricionista, a ação de sensibilização baseou-se uma vez mais na promoção da dieta mediterrânea e de uma alimentação saborosa, saudável e económica na região do Algarve.

14 Fev. 2020

Foi aprovado o reforço de nutricionistas nas escolas públicas, uma proposta que vinha defendido junto do Governo e da Assembleia da República pela Ordem dos Nutricionistas. A votação, na especialidade, das propostas de alteração do Orçamento do Estado para 2020 decorreu no passado dia 4 de fevereiro e prevê a contratação de 15 nutricionistas para o Ministério da Educação, com o objetivo de melhorar a alimentação nos estabelecimentos de ensino. 

04 Fev. 2020

Mais de metade dos portugueses são obesos ou pré-obesos e 43% têm hipertensão arterial, conclui um estudo divulgado esta terça-feira, dia 4 de fevereiro, que mostra que a população portuguesa controla mal os seus fatores de risco para doenças cérebro e cardiovasculares.

04 Fev. 2020

Um estudo desenvolvido por investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) demonstrou que o consumo regular de gérmen de trigo pode contribuir para uma melhoria da saúde gastrointestinal.

 

04 Fev. 2020

No próximo dia 26 de fevereiro, a Ordem dos Nutricionistas organiza o Seminário "Escolhas Alimentares Informadas: Literacia Nutricional do Consumidor". O evento vai decorrer no Auditório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa.

04 Fev. 2020

Segundo os últimos dados do Observatório da Diabetes, mais de um milhão de pessoas tem diabetes em Portugal. Sabe-se ainda que, destas, mais de um terço estão por diagnosticar e que cerca de dois milhões de portugueses têm risco elevado de desenvolver a doença. A pensar nisto, a LIDEL Saúde e Bem-Estar e o Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) apresentam o livro “Diabetes – O que posso comer?”, que tem como principal finalidade prevenir e reforçar a importância de uma alimentação cuidada e rigorosa para manter a diabetes controlada.

 

17 Jan. 2020

A cidade de Dublin, na Irlanda, recebe o European and International Congress on Obesity, entre os dias 17 e 20 de maio. Saiba quais os temas a debate.

Newsletter

Opinião

Deixar de fumar com ajuda médica permite maior controlo no aumento de peso
Dr.ª Paula Alves, nutricionista e diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação do IPO do Porto

PUB

NewsMuseum

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.