Atualidade

23 Jul. 2021

Uma investigação realizada na Universidade de Nova Iorque concluiu que a obesidade provoca inflamação cerebral e pode deixar doente neurologicamente incapaz de controlar o seu apetite.

 
23 Jul. 2021

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) alerta para o perigo da obesidade nos mais novos e deixa medidas para prevenir e combater a patologia. O estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da Organização Mundial da Saúde-Europa, de 2019, revela que uma em cada três crianças apresenta excesso peso e 10,6% sofre de obesidade infantil.

23 Jul. 2021

A revista científica The Lancet avisa que o sedentarismo e a inatividade física provocam um maior risco de doenças, estando assim ligados a cinco milhões de mortes no mundo, por ano.

23 Jul. 2021

A privação do sono é um dos fatores de risco para o excesso de peso e obesidade. Isto deve-se ao facto do sono afetar os níveis de duas hormonas, leptina e grelina, que controlam a sensação de fome e saciedade.

23 Jul. 2021

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) comprova que uma elevada percentagem de massa gorda, um indicador de obesidade, aumenta a probabilidade de reações alérgicas a fármacos.

09 Jul. 2021

Um estudo, realizado pelo do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), da Universidade de Coimbra (UC), concluiu que a má nutrição durante a gravidez tem um “forte impacto no coração do feto”, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, a longo prazo.

09 Jul. 2021

Após a aprovação no Parlamento, foi publicada em Diário da República, no dia 8 de julho, uma recomendação ao Governo, apresentada pela Comissão de Saúde, que destaca a importância da implementação de medidas de prevenção, tratamento e combate à obesidade.

09 Jul. 2021

O Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, da Universidade de Évora, vai realizar o webinar “Obesidade: uma questão de saúde pública” no próximo dia 12 de julho, com início marcado para as 14h00.

09 Jul. 2021

A Lusíadas Saúde inaugurou o primeiro centro de endoscopia avançada do país, no Hospital Lusíadas Lisboa, no âmbito da patologia digestiva, disponibilizando procedimentos e meios técnicos inovadores para o diagnóstico e tratamento de doenças graves como os cancros colorretal, do estômago e do pâncreas, ou a obesidade.

09 Jul. 2021

A edição anual do Simpósio Internacional da Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas (SPDM) vai realizar-se de 8 a 10 de setembro, no Hotel LUX Fátima, mas também será possível assistir em formato online.

Newsletter

Histórias de Sucesso

Quando o peso afeta a autoestima
Prof. Doutor Armindo Ribeiro

Opinião

Deixar de fumar com ajuda médica permite maior controlo no aumento de peso
Dr.ª Paula Alves, nutricionista e diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação do IPO do Porto

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.