Atualidade

07 Jun. 2019

“Obesidade? Emagreça informado” foi o mote que conduziu o workshop, no passado dia 31 de maio, no Hospital Particular do Alvor. Numa sessão interativa e dirigida a doentes, a palestra procurou trazer assuntos fundamentais no que ao tratamento da obesidade diz respeito. Stress e ansiedade, novas terapêuticas na perda de peso e, por fim, a abordagem cirúrgica foram os temas tratados no decorrer da sessão. A manhã terminou com uma aula de step e um show cooking, cujo principal objetivo foi relevar o impacto positivo da atividade física e de uma dieta equilibrada no tratamento da patologia. Assita ao vídeo.

07 Jun. 2019

Nos próximos dias 14 e 15 de junho decorre, no Hotel Axis Viana, em Viana do Castelo, as 11.ªs Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar. O encontro é presidido pelo Prof. Doutor Davide Carvalho e tem como vice-presidentes a Prof.ª Doutora Paula Freitas e a Dr.ª Ana Maia Silva.

 

07 Jun. 2019

O peso materno antes do início da gravidez carrega um maior risco para a saúde da mãe e da criança do que o peso ganho durante o período gestacional. A conclusão é de um estudo, conduzido por um consórcio internacional de investigadores, que contou com a participação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

07 Jun. 2019

O ensaio clínico "Iniciativa da Saúde da Mulher" sobre a modificação de dieta em mulheres em pós-menopausa sem história prévia de cancro da mama, reportou que as mulheres que seguiram uma dieta equilibrada, baixa em gordura e com porções diárias de fruta, vegetais e grãos tinham um risco 21% menor de morte por cancro da mama do que as mulheres do grupo controlo que continuaram a sua dieta normal, mais elevada em gordura de um modo geral.

07 Jun. 2019

Um estudo levado a cabo pelo Imperial College London, no qual o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) colaborou, mostra que a obesidade está a aumentar mais nas zonas rurais do que nas urbanas. A investigação revela que o ganho de peso nas áreas rurais é o principal fator que está a impulsionar a epidemia de obesidade a nível mundial.

23 maio 2019

O estudo "Nutrição e Doenças Digestivas Crónicas", divulgado pela United European Gastroenterology (UEG) e apoiada por onze associações médicas e organizações de doentes, revela que escolhas pobres em nutrientes, que incluem um alto consumo de alimentos processados, estão a colocar milhões de europeus em risco de ter doenças digestivas crónicas, como o cancro digestivo, distúrbios alimentares relacionados com o trigo, e distúrbios gastrointestinais funcionais e obesidade.

17 maio 2019

“Há saída para a obesidade” é o mote da nova campanha de sensibilização lançada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e pela Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (Adexo). A Iniciativa surge no âmbito do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, que se assinala amanhã, 18 de maio, visando alertar para a importância de um acompanhamento junto dos especialistas.

17 maio 2019

Amanhã, dia 18 de maio, a Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (Adexo) assinala o Dia Nacional e Europeu da Obesidade com um evento que junta rastreios, uma conferência, sessões de ginástica e exposições no Pavilhão Multiusos de Odivelas, a partir das 9h30. Esta iniciativa é de entrada gratuita e aberta a toda a população.

17 maio 2019

Por ocasião do Dia Nacional e Europeu de Luta Contra a Obesidade, que se assinala amanhã, dia 18 de maio, a Sociedade Portuguesa Para o Estudo da Obesidade (SPEO) alerta que o tratamento farmacológico ainda não está acessível a todos em Portugal, apesar de haver inovações que poderiam estar a trazer muitos benefícios aos doentes e sistema de saúde nacional. A terapêutica farmacológica para a obesidade ainda não é comparticipada, o que limita o acesso ao tratamento e evolução positiva da doença, especialmente tendo em conta que a obesidade é mais prevalente junto das classes sociais mais desfavorecidas.

10 maio 2019

Cerca de 60% das mulheres que registem obesidade severa no início da gestação terão problemas durante a gravidez, como diabetes e hipertensão gestacional, nascimentos prematuros, cesarianas, pré-eclampsia ou baixo peso do bebé à nascença. A conclusão faz parte de um estudo levado a cabo por um consórcio internacional de investigadores publicado no "Journal of the American Medical Association".

Newsletter

Opinião

Apoio

Grupo Medinfar


My Obesidade é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio do Grupo Medinfar.